segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

1º impacto



De certeza que já reflectiram acerca disto:




No dia-a-dia ultrapassa-se com naturalidade, conforto, autonomia e segurança, os trajectos sinuosos que conduzem a casa, ao emprego e a outros tantos lugares. No entanto, nem sempre está garantido que o elevador funcione quando se mora num 12º andar, ou que o tapete rolante nos leve o carrinho cheio de compras até ao carro, etc.
Para uma pessoa portadora de necessidades especiais, às dificuldades do nosso dia-a-dia são acrescentadas outras barreiras, específicas das suas limitações, que transformam, por exemplo, um trajecto sinuoso num “caminho” impossível.
Muitas dessas barreiras estão directamente relacionadas com o facto de não se aplicarem soluções tecnológicas para ultrapassar aqueles problemas. A justificação destas falhas abrange, principalmente, questões financeiras, estéticas e arquitectónicas.




É com base nesta ideia que vamos dar rumo ao nosso Projecto.




p.s: Esta quarta-feira vamos comprar os materiais para a maqueta e começar a sua construção!

7 comentários:

  1. Olá.Em primeiro lugar quero agradecer os elogios e desejar-vos um óptimo trabalho. Quanto a lojas de materiais para casas de bonecas ai nos arredores de Lisboa só conheço o "Hospital das Bonecas" na Praça da Figueira; tenho também conhecimento de um site Espanhol que tem venda on-line, se quiserem o endereço é só pedir.
    Desejo-vos muita muita sorte para o vosso projecto.

    p.s.:No ano passado (8ºano) também fiz um trabalho do mesmo tema, o projecto "Escola Alerta" sobre as dificuldades que os portadores de deficiência motora encontram nos acessos aos locais públicos.

    ResponderEliminar
  2. Ola novamente. A empresa é holandesa (Eurominis), mas outra empresa espanhola (tienda de casitas) é representante da marca Eurominis. Se forem a este endereço http://www.eurominis.es/ a encomenda vem de espanha ( a tienda de casitas pede os produtos a holanda), se forem a este endereço http://www.tiendadecasitas.com/ a encomenda vem da empresa espanhola que tem em stock coisas da Eurominis e a entrega é mais rápida.
    Esta está a ser a minha primeira casa, foi uma colecção do Planeta Agostini que a minha mãe fez e vinha as peças para depois no fim montar. Faltava-me uma parte lateral e tive de a fazer, fiz em contraplacado. Os materiais utilizados são o contraplacado, a madeira de balsa e há quem utilize madeira de modelismo naval. Aconselho o contraplacado pois é mais económico e há de várias espessuras.
    Bem, se puder ajudar em mais alguma coisa, não hesitem e perguntem. Terei todo o gosto em ajudar-vos.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos!

    Quero começar por agradecer o vosso elogio e, tal como a Rute desejar-vos um bom trabalho.

    Quanto a lojas onde comprar os objectos para a vossa maquete, a Rute também já vos respondeu acertadamente. Infelizmente em Lisboa, que eu conheça, não há mais nada além do Hospital das Bonecas.

    Mas, já agora, gostaria de vos alertar para uma questão. No vosso Blog, vocês dizem que já construiram uma cadeira de rodas. Ora bem, nas casas de bonecas há uma escala normalizada. Todos os móveis e acessórios de decoração são executados à Escala 1:12. Sabiam disso? Se a vossa cadeira estiver nessa escala, vocês podem consultar os catálogos online da Eurominis ou outros idênticos ingleses, americanos, canadianos, etc. e fazer as vossas compras através dos respectivos sites. Se não tinham pensado nisso, receio bem que tenham que construir os vossos próprios móveis na mesma escala da cadeira de rodas.

    Também encontram móveis e acessórios noutraas escalas muito mais reduzidas, mas penso que isso não vos deve interessar. No entanto, nos catálogos online vocês logo vêem a diferença de tamanhos.

    Para ver os catálogos e comparar preços, pesquisem na net (Google)a partir de palavras chave, tipo - Dollshouse furniture; miniatures for dollshouses e outras idênticas. Há imensos fornecedores a vender online e com preços acessíveis.

    Se chegarem a comprar alguma coisa, recomendo-vos que comprem peças em bruto para vocês pintarem. São bastante mais baratas e podem dar o vosso "toque" pessoal na decoração.

    Uma sugestão: comecem a colocar fotografias no vosso Blog à medida que o trabalho for avançando. Para já, era giro ver a cadeira de rodas e as suas fases de construção.

    Se precisarem de mais alguma coisa, perguntem à vontade. Terei todo o prazer em ajudar (até porque, como sou professora, já estou habituada... rsrsrsrsr).

    Beijinhos

    Maria Bryton

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos

    Desde já parabéns pelo vosso excelente trabalho!!
    às vezes não nos apercebemos de quanto é dificil termos limitações neste quotidiano todo ele feito á medida de "pessoas ideais".
    Em relação aos sitios onde se pode adquirir mobília, a Rute já vos respondeu: a Eurominis é mesmo uma boa alternativa. Também têm o Hospital das Bonecas, na Baixa de Lisboa (Praça da Figueira) mas os preços não seduzem e os produtos são quase iguais aos da Eurominis.

    Desde já desejo-vos bons êxitos para os vossos projectos

    C. Fernandes

    ResponderEliminar
  5. bom dia! Obrigada pelo vosso comentário no meu blog. Já vi que outras miniaturistas vos deram informações sobre onde comprar o que precisam.

    Deixo mais uma dica, na ToyURs também têm alguma coisa, nomeadamente uma linha de "casas de bonecas",para crianças pequenas com móveis muito simples em madeira clara que para uma maquete podem ser interessantes. Este tipo de móveis também se encontra numa loja de brinquedos "Faz de conta" que está no centro comercial Vasco da Gama em Lisboa.
    Bos sorte para o vosso projecto
    beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  6. olá a todos. dei resposta no meu blog mas após ter vindo pesquisar o vosso percebi que seri mais facil dar-vos aqui o meu contacto. todas as opções que as nossas amigas deram são perfeitamenta válidas e subscrevo as lojas ou sites referidos. aparte disso, se queiserem contactar-me façam-no para o mail: ricardopereira989@hotmail.com. disponham e bons trabalhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo vosso comentário no meu blog, e venho aqui dar-vos outra dica. Como já devem ter reparado nas nossas habitações o mobiliário e os electrodomésticos são essencialmente paralelipípedos, cubos e cilindros. Ou seja com estes 3 tipos de sólidos é possivel, usando cartão e através da sua respectiva planificação, construir praticamante tudo o que existe numa casa, desde o fogão, frigorifico à cama. Por exemplo o frigorifico, medem um verdadeiro, reduzem as medidas para a vossa escala, fazem o respectivo paralelipípedo, procuram na net imagens de frigorificos (a frente, claro ) impromem a imagem na dimesão adequada, colam na respectiva face do vosso paralelipípedo, e já está. Os cilindros de cartão do papel de cozinha, cortados dão o pé de uma mesa redonda, e banquinhos, ou dois pés de uma mesa rectangular para a sala, etc. Podem imprimir papel a imitar madeira, pedra, etc e forrar o cartão, imitando os tampos das bancadas da cozinha e casa de banho, meses etc. Com papel crepon podem fazer cortinas, as palhinhas (de be ber sumos) podem ser aproveitadas também para muitas coisas. Olhem para tudo o que têm à vossa volta que em geral se deita fora ou não se dá importância e vejam a sua forma e o modo como pode ser utilizado na vossa casa.
    Espero ter dado alguma ajuda útil com esta dicas.
    beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar